O Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – ISSEC (https://www.issec.ce.gov.br/) é uma autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG que tem por finalidade oferecer serviços de saúde, através de Rede Credenciada, aos servidores públicos do Estado do Ceará. Tem como missão promover serviços de assistência à saúde contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos usuários.
Para o cumprimento de sua missão institucional, o ISSEC precisou dar um salto de qualidade na infraestrutura computacional que atendia aos seus sistemas. Essa necessidade foi ampliada pelo estabelecimento da sua visão de ampliar a quantidade de vidas assistidas para 200 mil até 2023.
A infraestrutura computacional do ISSEC estava baseada em parte no datacenter próprio e parte em uma nuvem pública. Portanto, integrar e consolidar essa infraestrutura se fazia primordial para o sucesso do projeto e o crescimento desejado pela Instituição.
A solução para o projeto baseou-se em migrar para um único provedor de nuvem todo o workload do datacenter local e da nuvem pública que era utilizada até o momento.
O projeto se deu a partir da parceria entre o ISSEC e a ETICE (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará), que é empresa pública estadual dotada de personalidade jurídica de direito privado da Administração Indireta do Estado do Ceará, cuja finalidade é a prestação de serviços de gestão de infraestrutura de tecnologia da informação, vinculando-se à Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG.
Nesse contexto, a solução técnica selecionada, entre as diversas que estão disponíveis no marketplace da ETICE, foi a nuvem da Oracle (Oracle Cloud Infrastructure – OCI). Assim, tanto a nuvem quanto os serviços especializados foram fornecidos a partir da parceria contratual entre a ETICE e a Tarea.
Em junho/2022 iniciou-se a execução do projeto que teve como premissas:
- Estabelecimento dos requisitos de Rede e Conectividade;
- Migração do banco de dados Oracle 10g para a versão mais recente e posteriormente a migração para a arquitetura Oracle Database Cloud Service Enterprise Edition;
- Migração do workload que estava sendo executado em outra nuvem privada;
- Migração do workload que estava sendo executado no datacenter local do ISSEC;
- Monitoramento e operação assistida do ambiente.
A Tarea alocou profissionais com alta capacitação e experiência na execução do projeto de Jornada para a Nuvem do ISSEC com os seguintes perfis: Gerente de Projetos; Especialista em Infraestrutura de Cloud; Especialista em Bancos de Dados; e Especialista em Middleware Oracle.
Nas fases de execução foram provisionados todos os componentes de rede, link, VPN, VCN, subnets, balanceadores de carga, isolamento de camadas de rede, Virtual Machines, instâncias de bancos de dados Oracle Database Cloud Service e demais componentes que compunham o projeto.
Concluídas as fases onde a rede estava criada e em pleno funcionamento, deu-se prosseguimento à atualização, migração e monitoramento de todas as máquinas virtuais.
A etapa mais desafiadora foi a migração do principal banco de dados do Instituto, que era executado em Oracle Database Enterprise 10g. Essa migração foi realizada em várias etapas: testes e garantia de confiabilidade nos backups realizados, migração intermediária para a versão 12g em ambiente local e posterior preparação e migração para o Oracle Database Cloud Service na OCI.
O fator mais importante para o sucesso do projeto foi a integração e a disponibilidade efetiva de todos os envolvidos em todas as fases. Essa integração foi determinante para a conclusão do projeto dentro do tempo e do escopo planejados pelas equipes do ISSEC, da ETICE e da Tarea.
Posteriormente, o ISSEC iniciou o projeto de desenvolvimento na plataforma Oracle APEX na OCI, para a implementação de novos sistemas e serviços baseados em desenvolvimento ágil e low-code.
O resultado planejado foi alcançado e em julho/2022 os ambientes existentes estavam consolidados na OCI e em pleno funcionamento. O banco de dados Oracle passou a ser executado com maior performance e escalabilidade e possibilitou ao ISSEC tirar a atenção da infraestrutura e direcionar seu foco ao planejamento de novas implementações e integrações de sistemas e serviços aos cidadãos atendidos pelo Instituto.